III - Geografia

3.1 Localização

O município de Porto Real do Colégio se localiza na parte sul do estado de Alagoas, à margem esquerda do Rio São Francisco, pertencendo a microrregião de Penedo; limitando-se ao norte com São Sebastião e Feira Grande, ao sul com o Rio São Francisco, a Leste com Igreja Nova e a Oeste com São Brás, Olho D’água Grande e Campo Grande.

3.2 Aspectos geográficos

Vegetação
O município de Porto Real do Colégio possui 240,31 Km², uma altitude de 11 metros acima do nível do mar, uma latitude do distrito sede de 10º 10’ 52”e uma longitude do distrito sede de 36º 49’ 55”.

O clima é temperado – máxima de 35º e mínima de 25º. Tem um período chuvoso de abril a agosto e menos chuvoso de setembro a março. A precipitação pluviométrica é de 890 a  990 mm/ano, com a temperatura média de 28° e uma umidade relativa de 68%.

A vegetação do município é semicaducifólia, apresentando herbáceas e arbustos. Parte dela foi substituída por grandes pastagens para criação de gado e recentemente pelo plantio de cana-de-açúcar. Além da extração de lenha para o consumo local.

O município assenta-se, geologicamente, no limite da Bacia Sedimentar de Alagoas com as rochas cristalinas, aflorando os clásticos das formações Batinga, Aracaré, Bananeira, Serrana, Barra de Itiúba, Penedo, Barreiras e os sedimentos fluviais da planície do Rio São Francisco. As porções norte e oeste do município situam-se no domínio das rochas cristalinas, representadas pelos micaxistos e gnaisses da Unidade Porto da Folha; dos granulitos do Grupo Girau, que formam o embasamento cristalino; dos quartzitos da Formação Santa Cruz e o Granitóide Glória. Apresenta como ocorrências minerais e cascalho e a areia (Campos, 1996).

3.3 Rios, riachos e lagoas colegienses


Rio Itiúba
O município de Porto Real do Colégio é rico em água, pois, possui dois rios (Rio Itiúba e Jiló), vários riachos (Sampaio, Cambão, Taquara e Areia...) e várias lagoas (Lagoa dos Coqueiros, Lagoa Grande, da Porta, Cangote, Tapera, Cajaíbas,Tutu, Batinga e Bié).

O rio São Francisco banha o município, de onde é tirado o sustento de várias famílias, restringindo-se a pesca e a rizicultura. Na pesca destacam-se o tucunaré, tilápia, tambaqui, camorim e outros.

Quanto ao relevo, apresenta como importantes a Serra da Maraba e a Serra do Gila que integram as belezas naturais.

3.4 Transporte

Porto das Lanchas
As lanchas de Porto Real do Colégio é o principal transporte aquático do município, participando ativamente da economia local no transporte de passageiros para Propriá, cidade vizinha em Sergipe. Além delas, a população colegiense se utiliza para a sua locomoção ônibus, micro-ônibus, táxis, kombis, vans, motonetas, camnhões e moto-táxi.

As vias de acesso do município de Porto Real do Colégio são: o rio São Francisco e a BR-101, limitando-se em São Brás a 12 Km.

4.5 População

A população absoluta de Porto Real do Colégio é  19.206 habitantes, segundo o IBGE, censo 2010. A zoa rural compõe-se de 29 povoados.  A população relativa (densidade demográfica) de Colégio é de 79,92 habitantes por quilômetros quadrados.

4.6 Quadro social do município

A expectativa de vida da população é de sessenta e cinco anos. A taxa de crescimento anual é de 1,46% e o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,556. O índice de natalidade é de 6% por 1.000 habitantes, enquanto que o de natalidade e de 2% por 1.000 habitantes.

O abastecimento de água na cidade de Porto Real do Colégio é fornecido pelo SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) e na zona rural, em algumas localidades, o abastecimento é proveniente de poços e nascentes, em outras é feito através de bombeamento direto do rio São Francisco. A zona urbana detém 60,72% da água potável, enquanto que na zona rural concentra-se apenas 39, 28%.